Classificação ONU dos produtos perigosos

Acompanhamos, em artigos anteriores, os procedimentos em casos de emergências com produtos perigosos e a identificação dos riscos que cada produto representa através dos rótulos de risco. Neste artigo aprenderemos como identificar qual produto é transportado e seus riscos a saúde e ao meio ambiente. Especialmente elaborado para o publico leigo, esta matéria pode servir com parâmetro para agentes de fiscalização e equipes de resgate que eventualmente possam atender ocorrências desta natureza.

Características de um Painel de Segurança
A identificação de um produto transportado é realizada pelo Painel de Segurança, afixado na dianteira, traseira e nas laterais do veículo. O Painel de Segurança trata-se de um retângulo, na cor laranja, fabricado a partir de materiais impermeáveis e resistentes a intempéries que permaneçam intactos durante todo o trajeto a ser percorrido pelo veículo transportador. O Painel poder ser adesivado, arrebitado, parafusado, pintado ou imantado, desde que o material utilizado não interfira na identificação do produto.

O Painel de Segurança como já mencionamos anteriormente, deve ser na cor laranja. Suas dimensões devem apresentar 40 cm por 30 cm para caminhões ou 35 cm por 25 cm para utilitários. Deve ainda apresentar seus caracteres na cor preta, com dimensões e formas de acordo com normas da ABNT (NBR 7500) e ainda apresentar uma borda na cor preta com 1 centímetro de espessura, conforme a figura abaixo:

Os Painéis de Segurança instalados nas laterais, deverão estar afixados da metade para a traseira do veículo, podendo ser instalados sobre o tanque, chassis, carroçaria de madeira ou metal ou pára-lamas traseiros. Devem apresentar ótimas condições de conservação e perfeitamente legíveis. Nas partes dianteira e traseira, os painéis deverão estar afixados do centro do veículo para o lado do motorista, instalados no pára-choque dianteiro ou traseiro, grades ou qualquer lugar perfeitamente visível, não obstruindo a iluminação do veículo. Acompanhe a figura abaixo:

Verificamos acima a instalação de um Painel de Segurança em veículo que transporte apenas um tipo de produto. Existem regras legais para o transporte de diversos produtos com seus respectivos riscos com diferentes especificações que devem ser seguidas a risca, mas este é assunto para nosso próximo artigo.

Páginas: 1 2 3 4

Pin It

5 comentários em “Classificação ONU dos produtos perigosos

  1. Boa tarde!

    Sou representante de uma empresa que4 fabrica tanques Rodoviários para transportes líquidos e granel. Gostaria de receber todos os códigos ONU, para complementar o meu trabalho.

    Aguardo, e já adianto que se me responderem estarão me ajudando muito.

    Camila de Almeida
    27-8149-6475
    27-3226-7372

  2. Cristiano Vanderson Miota 27 de setembro de 2012 at 11:05 -

    Caros muito bom dia, estou elaborando um trabalho para fins de conhecimento, para melhorar conceito sobre transporte de produtos perigoso em meu trabalho, tenho algum conhecimento a respeito mas gostaria de saber se os códigos utilizado no tranporte terrestres permanece ou muda alguma coisa em relação aos transporte aéreo ou seja se uma carga de combustivel terrestre, passa para ser transportada em vias aéreas: muda, acrescenta algo, ou não muda nada.
    Agradeço desde já.

    Cristiano Vanderson Miota

  3. Olá Cristiano!

    A codificação atribuída para o transporte de produtos perigosos é a mesma em todos os países que compõem a ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo é padronizar os procedimentos de manuseio e transporte dete tipo de carga. Não importa o modal utilizado para o transporte, a codificação de cada produto deve ser a mesma.

    Ricardo José
    Adm Mundo Trânsito

  4. José Arnaldo Gomes Coelho 19 de novembro de 2012 at 6:55 -

    Bom dia !!!

    Gostaria de obter informações sobre dois produtos identificados pelos códigos:

    30 1288 e 90 3082.

    Muito obrigado

  5. Você trabalha com produtos perigosos? Oferecemos uma ferramenta rápida para identificação de produtos perigosos em caso de acidente ou derramamento de carga. Pelo código ONU, é possível saber de maneira prática e rápida qual é o tipo de produto, risco de reação, distância de isolamento e efeitos colaterais. Todas as informações dos mais de 3400 produtos existentes na planilha vem do livro ABIQUIM. A ferramenta, em Excel, foi desenvolvida para órgãos públicos ou empresas privadas que atuam no segmento de transporte ou manuseio de produtos perigosos.
    Disponibilizamos um período de teste e garantia pós-compra. Mais informações pelos telefones (41) 9971-2032 / (41) 35016799 ou e-mail adilson.nadaline@gmail.com / planilha2013@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três × = 24

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>