Veículos que marcaram época: Scania “Jacaré”

Impossível para qualquer apaixonado por caminhões não se recordar, com um certo grau de saudosismo, do valente Scania L51, carinhosamente apelidado de “Jacaré” pelo caminhoneiros brasileiros. O apelido surgiu em virtude do desenho de sua cabine lembrar a cabeça do réptil que habita inúmeros rios brasileiros. Fabricado no início da década de 1960, o “Jacaré” ganhou versões com motores mais potentes e eixos adicionais, que alavancaram as vendas do veículo, tornando a Scania marca consolidada no mercado brasileiro de brutos.

Na época do lançamento do “Jacaré”, a Scania já tinha consolidada uma versão de caminhões caras-chatas disponível no mercado. O novo modelo vinha para concorrer com rivais de peso como os FNMs e os Mercedes-Benz. Sua cabine era comprida, tendo à frente um grande cofre para abrigar o motor de 6 cilindros em linha, e seus faróis salientes ficavam acima dos pára-lamas apresentando modelos disponíveis apenas na cor laranja. Alguns poucos “Jacarés” foram fabricados na cor cinza e preto, em virtude de que na época, a Scania não dispunha de instalações apropriadas para fabricação de veículos em outras cores.

A aparência marcante de “Jacaré” se manteve até a mudança de toda a linha, em 1982, quando os caminhões ganharam linhas “quadradas”, perdendo os pára-lamas arredondados. Outras modificações estéticas foram realizadas e itens que agregavam mais conforto foram adicionados ao veículo. Porém a mecânica, já consagrada e marca da Scania, mudou pouco. Somente com a adoção da eletrônica é que surgiram mudanças significativas nos motores.

Apesar de estarem aposentados oficialmente das linhas de montagem há mais de 20 anos, os velhos “Jacarés” ainda resistem bravamente, sendo encontrados circulando pelo País em excelente estado de conservação, atestando a durabilidade do produto e os cuidados especiais que muitos transportadores e caminhoneiros dedicam a esses veículos. Segundo o blog da Scania, parte deste sucesso se deve à mecânica simples e de fácil manutenção, com peças ainda disponíveis no mercado. Estes fatores fazem do “Jacaré”, um dos caminhões mais vendidos na história do mercado brasileiro de pesados.

Veja abaixo mais fotos do inesquecível ‘Jacaré”:

Pin It

Um comentário em “Veículos que marcaram época: Scania “Jacaré”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ nove = 18

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>